Como lidar com a ansiedade antes do casamento
Se você está vivendo a fase de preparativos, provavelmente já conhece a sensação: um frio na barriga provocado pelas dúvidas que antecedem o grande dia, pela vontade de que a cerimônia aconteça logo e, principalmente, pelo desejo de que dê tudo certo. Pareceu familiar? Se sim, não tem problema: sentir uma certa ansiedade antes do casamento é super normal!
Por isso, é importante estar alerta para os sentimentos que envolvem esse momento tão especial, além de saber lidar com esse processo da melhor forma. Para te ajudar, separamos algumas dicas infalíveis para aliviar a ansiedade e fazer com que essa fase seja ainda mais gostosa.
ansiedade antes do casamento é normal!
Planejar um casamento é uma tarefa desafiadora, principalmente porque normalmente a gente não domina todos os temas que envolver criar uma festa tão grandiosa e significativa. Na medida em que exige um planejamento super detalhado, surge um desejo imenso de que tudo saia perfeito, né? E essa é a sementinha da tal ansiedade.
Embora essa sensação seja mais do que normal e esperada durante fases mais intensas da vida, é muito importante estar ciente de como lidar com ela. Assim, a ansiedade antes do casamento não vai conseguir te atrapalhar, e você vai viver por inteiro esse momento.
Sempre é tempo de lidar com a ansiedade
Não somente a festa e a cerimônia de casamento são importantes. É muito gostoso também aproveitar cada segundo da trajetória de preparativos, que representa o começo de uma nova vida, a partir de agora a dois. Quer melhor motivo? Para isso, algumas estratégias podem ser usadas para que você possa curtir os preparativos do seu casamento com mais leveza e tranquilidade.
Confie nos profissionais envolvidos
O casamento é um evento grande e importante, por este motivo é comum que os noivos busquem estar sempre envolvidos, entendendo cada detalhe. Contudo, isso não significa que tenham que fazer tudo sozinhos. Então, o ideal é contratar o auxílio de profissionais de confiança.
Para ajudar nessa prática, você pode ter em mãos um checklist completo para acompanhar o andamento de cada etapa, já que quanto mais organizadas as coisas estiverem, menos ansiedade haverá.
Aproxime-se das madrinhas e padrinhos
Sabia que há estudos que comprovam que se aproximar dos amigos faz bem à saúde? Então, que tal aproveitar essa evidência científica como uma boa desculpa para se tornar ainda mais próxima das madrinhas e padrinhos?
Envolva-os no processo dos preparativos, chamando alguns deles para degustar ps doces, outros para ajudar a decidir quais drinks o bar servirá… separar um tempo especial para conversarem a respeito dos motivos de serem escolhidos, fazer um jantar especial, ou outro evento exclusivo para eles, como o já tradicional chá bar.
Além de receber bons conselhos, certamente você criará momentos divertidos. Com certeza ter os amigos por perto vai ajudar bastante a lidar com a ansiedade.
Ame suas escolhas
Esse lema eu peguei emprestado da minha querida Fernanda Floret, do blog Vestida de Noiva. Nos dias atuais, somos quase soterradas por infinitas referências e inspirações por meio de redes sociais e blogs. Sob essa sobrecarga de informações, é comum que em algumas situações tenhamos dúvidas sobre nossas escolhas.
Amar suas escolhas é um processo: envolve fazer uma curadoria cuidadosa de referências, entender o que realmente faz sentido para você e, por fim, se apaixonar de verdade. Nesse vídeo, a Fer Floret explica melhor como ela faz para chegar nesse resultado tão tranquilizador, e eu recomendo que você assista!
Curta o processo
Uma festa de casamento dura, em média, de seis a dez horas. Já os preparativos podem durar mais de um ano inteiro de envolvimento e dedicação.
Por isso, é importante desejar o resultado, mas também curtir o processo. Entender de antemão que algumas escolhas difíceis precisarão ser feitas pode ser uma boa maneira de alinhar suas expectativas. Procure
Dizem que depressão é excesso e de passado e ansiedade é excesso de futuro. Pensando assim, é preciso ter em mente que a ansiedade antes do casamento pode influenciar (e muito!) na forma como você vivencia toda a experiência.
Nesse post, eu conto mais algumas dicas bem práticas sobre como lidar com a ansiedade antes do casamento e até mesmo usá-la para criar uma experiência de vida positiva.
Existem várias práticas que podem ser implementadas para controlar esse sentimento e criar lembranças felizes de todo o processo. Basta descobrir quais combinam mais com você e aproveitar cada segundo dessa fase tão linda da vida.