Cerimônias de Casamento: Diferentes Significados
Afinal, o que é que essas cerimônias de casamento tão diferentes significam? E será que algum desses significados faz sentido pra você?
Os ritos são parte fundamental de como as vidas humanas se organizam: nós sopramos velas a cada aniversário, soltamos fogos pra receber a esperança de um novo ano, são pequenos momentos que a gente vai reunindo na memória e no coração tal qual se faz com os relicários.
Dos aborígenes do Pacífico a Nova York, passando pelos fiordes noruegueses, em qualquer lugar do globo, por mais remoto e isolado que seja onde quer que existam pessoas reunidas, existe também esse hábito de, de tempos em tempos, imprimir mais significado a algum acontecimento ao longo da vida. Com as cerimônias de casamento, não é diferente.
Zygmunt Bauman (meu sociólogo favorito) certa vez escreveu que “as coisas são ornamentos simbólicos das identidades”, o que em outras palavras poderia ser: tudo o que existe pode ser usado pra gente expressar quem a gente é e, principalmente, pra expressar as coisas em que a gente acredita.
É nessa capacidade humana de criar representações simbólicas que um vestido branco, um terno, um carro, um sapato e até as escolhas que um casal faz para o seu casamento se tornem, em muitas medidas, uma expressão de quem essas pessoas são.
Cerimônias de casamento diferentes do tradicional
Trazendo essa ideia especificamente para as cerimônias, se esse casal escolhe casar na igreja católica, por exemplo, a gente já compreende que essas pessoas acreditam na visão dessa instituição e que provavelmente esses significados foram sendo apreendidos no frequentar das missas ao longo da vida, certo? Certo.
Por essa razão, para quem não se identifica com as cerimônias institucionais o desafio de organizar um casamento sempre aumenta. Para essas pessoas, além de todas as tarefas dos preparativos, se torna preciso, também, entender melhor sobre quais são as cerimônias possíveis, o que é que tem sido oferecido por aí e, principalmente, o que é que esses rituais significam.
mensagem de casamento: a ideia por trás de cada cerimônia
Provavelmente você navegou pela internet e já sabe que existem muitos rituais diferentes de casamento, né? A grande questão é que, como essas cerimônias de casamento diferentes foram sendo espontaneamente criadas pelos profissionais da área de maneira desordenada, acabou se tornando mais difícil compreender a fundo quais são as ideias por trás de cada ritual.
A boa notícia é que a gente aqui na Rito resolveu isso pra você de maneira definitiva. Com base em todo o know-how da minha carreira de formação (sou pós graduada em Inteligência de Mercado e trabalhei com isso por anos até fundar a Rito), sistematizei as cerimônias que estão disponíveis pelo mercado de casamentos e agrupei todas elas por metáfora, ou seja: pela intenção por trás de cada ritual de casamento diferente. Assim fica muito mais fácil para qualquer um entender as ideias e a mensagem de casamento passada por cada cerimônia.
Vale o play!
Márcia Henz, celebrante de casamento na Rito Cerimônias Especiais, explica como organizou todas as cerimônias de casamento diferentes por significados, facilitando a escolha de quem deseja uma cerimônia diferente do tradicional: rituais de unidade, de transformação, interculturais e figurativos são output de seu estudo sobre as cerimônias de casamento alternativas realizadas no Brasil.