Top

votos de casamento

Resumo: esse post contém dicas preciosas sobre como escrever os votos de casamento, conta sobre algumas alternativas e ensina uma técnica para escrever. Ao final, também disponibiliza um modelo de voto de casamento gratuito para você se inspirar.

A leitura dos votos de casamento certamente é um dos momentos mais aguardados da cerimônia.  Diante disso, sabemos o quanto essa tarefa pode deixar os noivos com muitas dúvidas! Afinal, inevitavelmente esse acaba sendo um momento de maior exposição durante a cerimônia, né?

Você está passando por isso? Então pode se tranquilizar um pouco. Primeiro, porque alguma dose de nervosismo é esperada e faz parte do processo. E segundo, porque a partir de agora você já não está mais sozinho, viu? 

Esse post vai te ajudar!

Em todos os anos em que estou à frente da Rito, desempenhando o papel de celebrante de casamento, eu já assisti a centenas de votos de casamento emocionantes. E isso inevitavelmente me tornou uma especialista nesse assunto.

Assim, pensando em te ajudar nessa missão, usei não apenas minha experiência como celebrante de casamento, mas também minha experiência pessoal. Isso mesmo: eu já passei por isso e sei exatamente quais são as dicas mais importantes nesse momento.

Veja também: Votos de Casamento Prontos: como faz pra se inspirar?

Amar é tão transformador e particular que listar no papel as razões por que amamos pode ser uma tarefa desafiadora e tanto, mas que sem dúvida vale muito a pena! Assim, espero que você goste da leitura e que ela sirva para acender um clarão que te inspire a encontrar as palavras que mais refletem os seus sentimentos nesse momento tão cheio de amor. Vamos lá?

DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO 

“Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias de nossas vidas até que a morte nos separe”.

Esses são os votos de casamento mais conhecidos aqui por terras brasileiras. Há muitos e muitos anos, esse texto é lido pelo celebrante e repetido pelo casal. É tradicional, um clássico, e não há nada de errado com ele.

No entanto, cada vez mais os noivos buscam por cerimônias mais pessoais e menos formais. Você já parou para reparar que  o que difere uma festa de casamento de qualquer outra festa é a cerimônia? E os votos de casamento podem se tornar um poderoso aliado para deixar esse momento de passagem com um toque ainda mais pessoal.

A IMPORTÂNCIA DOS VOTOS DE CASAMENTO

Mesmo para quem opta por um casamento mais tradicional, os votos podem transformar a cerimônia em algo verdadeiramente único para os amados, sim, mas também para todos os seus convidados. Aliás, para muitas pessoas, a troca de palavras de amor, afeto, gratidão, sonho e promessa é considerado o auge da celebração que ali se concretiza. É lindo, é inspirador. Não é à toa que essa é a hora em que as lágrimas de felicidade começam a rolar pelo rosto de quem admira o casal.

Através de seus votos de casamento, os noivos podem se comprometer a estar juntos sob todas e quaisquer circunstâncias, alimentando o amor diariamente e dividindo suas vidas. Esse pode ser um instante em que os sentimentos que os dois têm um pelo outro é compartilhado diante de todos, ficando assim, de certa forma, materializado e registrado.

Por essa razão, a troca dos votos de casamento costuma ser tão esperada. E é por esse mesmo motivo – o alto nível de expectativas que se cria em torno desse texto – que escrever os votos de casamento pode ser tão desafiador.

UM CONTRAPONTO IMPORTANTE

Em virtude de todos esses fatores, algumas pessoas não se sentem à vontade para fazer os votos de casamento, e eu entendo. Expor o que sentimos nem sempre é fácil, ainda mais em público! 

Aqui entre nós: quem é do time de pessoas que preferem se manter mais reservadas, não há problema nenhum. E, nesses casos em que não se pretender ler os votos em público durante a cerimônia, sugiro que, se escreva os votos de casamento mesmo assim.

Explico: a cerimônia de casamento é um momento criado para, dentre outros motivos, fazer com que a pessoa que você ama receba o seu amor de maneira mais solene mesmo que ela já saiba o quanto é amada, mesmo que você já tenha dito muitas vezes. 

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER VOTOS DE CASAMENTO EM 4 DICAS RÁPIDAS
 

Por isso, mesmo se você não for declamar os seus votos diante de todos durante a cerimônia, há outras maneiras de fazer isso sem se expor tanto. O importante, no fim das contas, é fazer com que essas palavras cheguem apenas a quem mais interessa, e a maneira com que isso será feito pode ser combinada de diversas maneiras diferentes, né?

Por exemplo: vocês podem combinar de, durante a cerimônia, fazer votos mais tradicionais (que são ótimos para os mais tímidos). Mas, na manhã do casamento, vocês podem deixar combinado de trocar cartas com os votos. Uma outra alternativa também seria reservar esse momento para a lua de mel, de maneira íntima e super romântica!

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VOTOS DE CASAMENTO?

Aqui na Rito nós preparamos diversas maneiras de se fazer esse momento e orientamos nossos casais a escolherem o estilo que mais combina com o seu jeito de ser, seja mais tímido ou mais extrovertido!

Para quem não se sente tão confortável de falar em público, aqui na Rito Cerimônias ® nós costumamos escrever algumas frases fofas que combinem com os noivos e, em nosso papel como celebrante de casamento, na hora certa vamos “soprando” os votos de casamento para que o casal repita com a gente, frase por frase, bem devagar. Chamamos esse formato de votos repetidos.

Pode-se, ainda, optar por responder a algumas perguntas personalizadas que criamos especialmente para que o casal apenas responda “sim” e pronto: nossa missão é garantir que os noivos se sintam inteiramente confortáveis com o formato escolhido. Esse tipo, chamamos de votos assentidos.

O relevante é não deixar passar a oportunidade de registrar como era o amor de vocês neste momento em que decidiram compartilhar a vida. Confia em mim: tanto no presente quanto no futuro, será importante. Por isso, escrever os votos de casamento é tão, tão significativo.

Passo a passo para escrever os votos de casamento

votos de casamento
votos de casamento

Ainda assim, o formato queridinho da grande maioria é o que chamamos de votos escritos, ou seja: aquele mais personalizado, em que os noivos escrevem seus próprios votos de casamento para então ler em voz alta na cerimônia de casamento. Do desejo de ajudar aqueles que não sabem por onde começar, criamos algumas dicas para que você possa se inspirar.

A primeira frase é sempre a parte mais difícil, não é? Para deixá-lo mais tranquilo com relação ao conteúdo deste texto de casamento tão singular, criamos um modelo de votos de casamento para que você possa editar e criar seus próprios votos a partir de um template. Para receber esse cadinho de amor em sua caixa de entrada, basta clicar aqui e solicitar. É de coração : )

O QUE NÃO PODE FALTAR NO TEXTO DOS VOTOS

Escrever sentimentos nem sempre é fácil. Na hora da emoção, todos vêm à tona e isso pode causar certa confusão para os transcrever no papel. Por isso, se acalmar e seguir um roteiro pode ajudar. Pensando nisso, trouxe algumas sugestões de tema, como um passo a passo que criamos aqui na Rito e chamamos de Método dos Cinco Pilares.

relembrar

Procure resgatar o caminho que trouxe vocês dois até aqui: suas melhores histórias juntos, seus momentos mais marcantes, etc.

agradecer

Relembre os momentos em que você sentiu gratidão por momentos passados ao lado do seu noivo (a)

acreditar

Quais são as razões que fazem você acreditar nesse casamento? Por que motivos você deseja se casar? Fale dos motivos que fizeram você se apaixonar, contando o quanto é feliz e deseja compartilhar uma vida juntos. Liste todos os motivos para amar seu par diariamente e pelos quais você tem certeza que escolheu a pessoa certa. Tenho certeza que serão muitos.

prometer

O que você gostaria de oferecer para que sua vida juntos seja feliz? Liste as sua melhores intenções e comprometa-se em voz alta.

As juras de amor são sempre muito lindas e emocionantes. O que você deseja para o futuro a dois? O que você se compromete daquele instante em diante? É esse o momento em que vocês firmam os sentimentos que têm um pelo outro. Então sim, prometa, jure e se comprometa

sonhar

Como você imagina seu futuro juntos? Que sonhos você espera realizar em conjunto? Onde vocês estarão em cinco, dez, trinta anos?

COMO ESCREVER OS VOTOS DE CASAMENTO

Na maior parte da cerimônia é o celebrante quem tem a voz. É no texto para a cerimônia de casamento que ele vai trazer as palavras certas com delicadeza e sabedoria as palavras de sabedoria e conduzir todo o ritual. Entretanto, na hora da troca de votos de casamento, ele passa a palavra para os noivos, e isso pode trazer certa ansiedade e nervosismo ao casal, o que é absolutamente normal. E um bom celebrante sempre saberá te ajudar a atravessar esse momento mais emocional.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas que separei para você.

seja você mesmo

Você é amado justamente por ser quem você é – nunca se esqueça disso! Portanto, se você é uma pessoa naturalmente mais engraçada, não há por que escrever seus votos de casamento em tom solene. É com você, do jeitinho que você é, que a outra pessoa está se casando. 
Sua cerimônia de casamento não precisa ser uma performance perfeita, pelo contrário: todos os que estão ali com você estão interessados apenas em compartilhar da sua felicidade, e não em assistir a um espetáculo.  

 

menos é mais

Não se preocupe em escrever muito: o ideal é manter seus votos de casamento dentro de uma única página, até mesmo para não se atrapalhar tendo que segurar muitos papeis na hora de falar! 
Se você usar margens estreitas e fonte Arial 16, uma página cheia estará na medida certa. 
Porém, tenha em mente que não há regras engessadas: menos é mais, e um parágrafo bonito com apenas 10 linhas já estará excelente! 

colinha

Deixe por escrito. Mesmo que que você esteja acostumado a falar em público e prefira falar espontaneamente a ler, recomendamos que você escreva e tenha essa pequena “cola” consigo no dia – o casamento é um momento único, em que não podemos prever o quão emocionados estaremos. Assim, é reconfortante saber que, em caso de esquecimentos, estamos prevenidos!
Aqui na Rito, inclusive, nós fazemos essa gentileza a nossos casais e levamos uma cópia impressa para que ninguém precise se preocupar com isso no dia!

Como CRIAR votos de casamento perfeitos

Acredite: além de toda a minha experiência profissional, eu  também já passei pessoalmente pelo que você está passando e sei como pode ser complicado criar os próprios votos de casamento. Expressar sentimentos de uma forma bonita, leve e surpreendente não é uma tarefa simples. Ao longo da minha carreira como celebrante, pude observar que alguns hacks que ajudam a tornar  esse instante ainda mais emocionante.

Escreva com antecedência

Certamente você já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição, e isso é muito verdade. Quando deixamos para a última hora, é bem provável que as coisas não saiam como o desejado. Assim, comece a escrever os seus votos com tempo o suficiente para ler, reler, aperfeiçoar e chegar ao jeitinho que você sempre sonhou.

Não tenha vergonha de ser intenso

Se existe melhor momento para demonstrar o amor por alguém diante do mundo, desconheço. Não tenha vergonha de ser intenso, de falar sobre os seus sentimentos, pois a hora é essa. Traduza toda a sua emoção em palavras e deixe transbordar seu amor.

Dizem que cafona é só o amor dos outros, e eu amo essa frase. O amor é seu, expresse da maneira que você sentir que é verdadeira sem medo de ser feliz!

Seja verdadeiro

Toda história de amor tem seus altos e baixos, seja por ajustes no relacionamento ou eventualidades que acontecem na vida de todo mundo. Se algo difícil ou triste foi construtivo, até pode ser citado, mas procure focar na evolução que isso trouxe.

Piadas internas: um delicado equilíbrio

Embora vocês estejam cercados de amigos, familiares e pessoas amadas e que os amam, é importante pensar bem sobre se realmente vale a pena falar daquela piada interna que eventualmente pode constranger o outro – bebedeiras, vexames… quem nunca? Mas talvez seja o caso de deixar para a festa, né? Faz sentido? 

acredite: vai dar tudo certo!

Pelo que vejo e sinto nesses meus anos como celebrante, a troca de votos de casamento é o ápice da cerimônia. Isso porque é a hora em que os noivos transbordam o seu amor e reafirmam o compromisso e o desejo de se tornarem um só. Quanto mais pessoal e carregado de significado for o texto, mais emocionante é esse acontecimento.

Então, meus amores, espero que essas dicas os ajudem a criar votos de casamento emocionantes e inesquecíveis. 

E se você ainda tiver dúvidas, não esqueça de baixar o modelo gratuito ali em cima ou mesmo de acessar nossa biblioteca de inspiração com modelos de votos de casamento prontos – tenho certeza que alguma dessas alternativas vai te ajudar a fazer votos de casamento emocionantes e inesquecíveis!

POSTS SUGERIDOS: COMO ESCREVER EM CASAMENTOS

Open chat
1
Que coisa boa, você ter vindo!
Clique no botão azul para iniciar a conversa :)
Powered by