Como fazer votos de casamento: 4 dicas!
A gente não cansa de dizer: um dos momentos mais aguardados da cerimônia é quando os noivos trocam palavras de amor entre si. Por isso, frequentemente recebemos muitas perguntas aqui na Rito sobre como fazer os votos de casamento!
Os votos podem ser uma oportunidade de os noivos reafirmarem o seu amor e declararem a vontade de estarem juntos por uma vida inteira. No entanto, a gente sabe que esse pode ser um grande desafio, já que nem todo mundo tem facilidade de transmitir tudo o que sente, principalmente em uma ocasião tão marcante e diante de tantas pessoas especiais.
Por isso tudo, já produzimos aqui no blog da Rito uma extensa lista de conteúdos com dicas super detalhadas (não perca!) sobre como fazer votos de casamento. Assim, hoje vamos apresentar apenas 4 dicas rápidas para que você possa se expressar com personalidade, emoção e já saiba o básico para começar.
E se você quiser se aprofundar depois, pode inclusive baixar nosso modelo para votos de casamento, viu? É gratuito e certamente vai te ajudar. Vamos às dicas?
4 dicas sobre como fazer os votos de casamento
1. Comece a planejar como escrever seus votos
Não deixe para elaborar seus votos no último minuto. Acredite: a correria do final dos preparativos, provocada pela aproximação da cerimônia, poderá te deixar sem tempo suficiente para descrever o que realmente gostaria de falar e chegar a um resultado que te faça sentir satisfeito, sabe? Na correria, é comum acabar deixando para trás elementos importantes, então planejar-se é o ideal. E nesse conteúdo aqui a gente explica melhor sobre isso!
2. Organize suas anotações sobre os votos
Nem sempre é fácil escrever todas as coisas que amamos no outro quando começamos direto numa tela em branco, né? Por isso, uma dica importante sobre como escrever votos de casamento é aproveitar a rotina lado a lado para ir anotando todas as coisas que fazem com que você ame a outra pessoa.
Aproveite aquele jantar numa terça qualquer para anotar alguma qualidade que fez você se apaixonar, ou mesmo aquela mania fofa que te faz rir. Repare nos detalhes que te fazem sorrir ou suspirar quando estão juntos e vá tomando notas, como se fosse uma lista!
E claro: ninguém é perfeito, portanto você também pode registrar também os pequenos defeitos. Na hora de escrever seus votos de casamento, essa lista poderá servir de contraponto e mostrar o quanto o outro é amado por completo, com suas qualidades e imperfeições. Com essas informações, você terá muita inspiração para criar uma declaração repleta de muita verdade e amor. E esse outro post aqui sobre inspiração pode te trazer ainda mais ideias!
3. Pense em momentos marcantes da história do casal
Além das anotações sobre a rotina, é bacana também anotar suas lembranças favoritas da sua história juntos. Considere tanto os momentos bons quanto os desafiadores. Pare por um instante e lembre de toda a trajetória de vocês, desde como se conheceram, primeiro encontro, primeiro beijo, situações difíceis que tiveram que enfrentar juntos. Relembrar essas histórias, com certeza, será muito emocionante, como contamos nesse post marcado aqui.
4. Verdade e sinceridade
Não se esqueça que você recebeu e recebe tanto amor justamente por ser… você! Então, não se preocupe em seguir quaisquer padrões para escrever o seu texto, já que nem sempre eles serão compatíveis com sua história de amor.
Ao escolher a sua maneira como escrever votos de casamento, uma dica extra:
Respeite seus sentimentos e personalidade. Sinta-se livre para expressar tudo que sente vontade, afinal, essa é uma experiência muito pessoal. Mesmo.
Conta pra gente se conseguimos te ajudar a entender melhor como fazer votos de casamento? Caso você precise de mais ajuda nesse processo, sempre existe a possibilidade de acessar nossa biblioteca com diversos modelos prontos para se inspirar (ou até copiar uma frase aqui e ali), né?
Com carinho,
Equipe Rito Cerimônias