CERIMÔNIA DAS AREIAS
Dentre todas os rituais considerados como alternativos, a cerimônia das areias é a mais pedido pelos casais brasileiros – tanto que, aqui entre nós, eu nem sei se alguém que trabalha com casamentos ainda usaria a palavra “alternativo” pra descrever esse ritual.
O ritual das areias faz parte de um agrupamento simbólico de cerimônias em que a principal metáfora representada diante do altar é unidade.
Funciona assim: na medida em que cada participante da cerimônia for depositando pequenas porções de areia em um recipiente principal, fica ali representado que da mesma forma que grãos de areia que se misturam já não podem mais ser separados, a união entre aquelas duas pessoas também é irreversível.
O significado das cores na cerimônia das areias pode variar de acordo com a perspectiva do casal
Existem diversas maneiras de organizar os significados de acordo com aquilo que faz sentido para cada casal. É possível, por exemplo, escolher se preferem fazer esse gestual apenas eles dois ou, no que provavelmente é o formato mais comum, estender também essa possibilidade aos pais, aos irmãos, aos avós, aos padrinhos.
Normalmente, os pais e avós são os primeiros a derramar os seus potinhos de areia no fundo do recipiente para representar a base e as origens familiares, seguidos dos irmãos e demais padrinhos para, por fim, os noivos completarem o recipiente.
Como essa é uma cerimônia personalizável, as cores das areias podem e devem ser escolhidas a partir da perspectiva que mais fizer sentido pra cada casal.
Há quem use a cromoterapia como fonte de inspiração, assim como há quem escolha as cores que mais combinam com a decoração do casamento, por exemplo.
Essa sem dúvida é uma escolha muito pessoal, mas acreditamos que seja importante ter em mente que, depois da cerimônia, a maioria dos casais tende a reservar um lugar de honra na nova casa para deixar esse recipiente exposto. Por isso, vale a pena fazer esse planejamento com calma e muita sabedoria.
casamento ao ar livre e ritual de areias combinam?
Essa é uma dúvida frequente sobre esse ritual: muita gente acredita que a Cerimônia das Areias combina mais com praia do que com outros ambientes, mas a verdade é que ela pode ser realizada em qualquer cenário, até mesmo em locais fechados. Inclusive, na eventualidade de um local aberto, pode ser importante que se avalie a incidência de ventos fortes na região. Realizar um ritual de areias ao ar livre exige um planejamento ainda mais cuidadoso, talvez até com a instalação de um quebra-vento para resguardar o altar e evitar que, num pé de vento, as areias da cerimônia se espalhem.
origem da cerimônia das areias
As origens dessa celebração não são totalmente claras. No Brasil, boa parte das informações disponíveis afirma que essa simbologia teria vindo de casamentos realizados no Havaí. Existe também a versão que diz que a origem é na verdade Apache.
No entanto, aqui na Rito essas duas versões nos deixaram um pouco descrentes a respeito de essas serem as reais influências para que se faça esse ritual contemporaneamente. Isso porque, bem, pensa com a gente: qual é a real extensão da influência cultural que os povos das ilhas do Pacífico ou mesmo dos nativos do sudoeste norte-americano já exerceram pra além das suas próprias fronteiras? Não muita, né?
sal & areia
Por isso, decidimos fazer uma pesquisa mais apurada e descobrimos uma outra versão que nos pareceu bem mais crível: esse seria, na verdade, um costume que teria sido adaptado da cultura hebraica, essa sim, com fortes influências sobre a cultura do Brasil e do mundo todo.
Você já ouviu falar do Pacto de Sal? Pois bem: esse era um tipo de tratado que era utilizado para selar acordos comerciais. Cada parte trazia a sua porção e que, uma vez misturadas, nunca mais poderiam se separar, transformando-se num contrato que perdura, independentemente das circunstâncias. Era um símbolo de amizades inquebráveis e alianças sólidas. Ou seja: era uma forma rudimentar de contrato.
Contemporaneamente, consta que nos casamentos judaicos também haja um momento reservado ao Pacto de Sal. Segundo nossas pesquisas, durante a cerimônia o rabino entrega a cada um dos noivos um pouco de sal em duas vasilhas pequenas e em seguida, que juntem as porções em uma só. Percebe como a cerimônia das areias pode ter recebido forte influência do Pacto de Sal?
Márcia Henz, celebrante de casamento na Rito Cerimônias Especiais, explica como funciona a cerimônia das areias, seus significados e origem.