véu de noiva
O véu de noiva é uma das mais antigas tradições de casamento. Ainda na Grécia, as noivas já cobriam o rosto porque acreditavam que dessa forma estariam protegidas do mau olhado de outras mulheres e da cobiça dos homens – para eles, tirar o véu também significava a passagem da vida de solteira para a de casada. Artigos apresentados pela arqueóloga norte-americana Caroline Galt, especialista nas culturas Grega e Romana, dão conta de que o costume grego logo foi adotado pelas noivas romanas, que passaram a usar um manto colorido como forma de se livrar dos maus espíritos.
A tradição se difundiu de tal forma que até na Bíblia ela está retratada: o livro Gênesis conta que Rebeca se cobriu com um véu ao se aproximar do futuro marido, Isaac. No Cristianismo, o manto passou a ser associado com a modéstia e o recato, sendo mais um dos símbolos de pureza da mulher.
Apesar de ser um adorno tão tradicional, na Idade Média o véu era proibido para as rainhas que, para demonstrarem sua identidade e soberania, jamais cobriam o rosto. Mas isto até a Rainha Vitória se casar com o Príncipe Albert, em 1840. Ela, que também lançou a moda do vestido de noiva branco, optou por não usar a Coroa em sua cerimônia, e sim o véu, como afirma seu biógrafo Lytton Strachey, no livro Rainha Vitória. Por ela ser considerada uma das primeiras nobres a realizar um casamento por amor, tudo o que dizia respeito a seu matrimônio rapidamente se tornou referência, e logo o véu foi incorporado ao traje de noiva.
De acordo com professora da Universidade Salgado de Oliveira, Mary del Priore, especializada em História do Brasil, quem introduziu a moda do véu branco por aqui foi Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa de dom Pedro I. Ela adotou o costume que vinha da época do Consulado Napoleônico: o vestido de casamento longo, branco e acompanhado de véu de renda.
Por muito tempo ele, de fato, reinou absoluto na cabeça das noivas. Mas hoje, o manto tem dividido a preferência das mulheres com guirlandas de flores, headbands, fascinators e tiaras.
E você, pretende usar véu e grinalda na sua cerimonia de casamento?