Ritos de Casamento inspiradores para o roteiro da cerimônia
O casamento é um momento muito especial não apenas na vida dos noivos, mas também de suas famílias e convidados. Para quem busca uma cerimônia cheia de significado, é importante investir um pouco de tempo pensando nos detalhes e rituais que podem ajudar a contar essa grande história de amor. Para isso, conhecer diferentes ritos de casamento pode ser uma boa fonte de inspiração para criar um roteiro incrível de acordo com o significado desejado.
Pensando nisso, neste post, decidi falar um pouco mais sobre os rituais e a importância das simbologias para potencializar a emoção e o significado de um casamento. As cerimônias religiosas costumam ter um universo de rituais e símbolos próprios, mas nada impede que a gente conheça cada uma delas para criar algo só nosso, né?
A seguir, separei alguns roteiros de cerimônias de casamento realizadas segundo os preceitos de cada religião. A ideia, aqui, é que possamos ir nos familiarizando de maneira com os tipos de ritos de casamento que já existem tradicionalmente.
Depois, vamos aprofundar em cada tipo para então pensarmos sobre o que faz sentido para cada casal, ok?
Casamento Católico
Seja em uma majestosa catedral ou em uma pequena capela, a cerimônia de casamento católica segue rituais obrigatórios, que devem ser respeitados à risca, pois se trata de um sacramento da religião.
A igreja, por exemplo, é organizada com o lado direito para o noivo e o esquerdo para a noiva. A cerimônia começa pela entrada dos padrinhos, que se posicionam nos lados correspondentes do membro do casal que representam.
Logo em seguida, o noivo entra de braços dados com a sua mãe e fica no altar à espera da noiva. Na sequência, daminhas e pajens encantam a igreja, as meninas carregando buquês ou jogando pétalas pelo caminho e os meninos levando as alianças.
Por último, ocorre a aguardada entrada da noiva, de braços dados com seu pai, que é um dos momentos mais aguardados na cerimônia católica — o momento em que ela é “entregue a seu futuro marido”, conforme a tradição.
Nesse momento, a missa de casamento é celebrada por um padre, o que inclui a comunhão. Em seguida, a cerimônia de casamento segue com alguns ritos especiais, como a bênção das alianças, troca de juramentos com “na saúde, na doença (…) até que a morte nos separe” e a hora de dizer o esperado “sim”.
Casamento Evangélico
Para os evangélicos, o casamento não é considerado um sacramento. Porém, a igreja considera-o como uma instituição divina, importante para formalizar essa união perante a comunidade e para receber a bênção de Deus. Por isso, ele não costuma passar em branco pelos casais da religião.
Diferentemente da cerimônia católica, o casamento evangélico não se trata de um juramento, mais sim um compromisso de amor, respeito e fidelidade. São muitas as vertentes evangélicas do cristianismo, mas para citar uma: o casamento protestante, por exemplo, é muito mais informal e não segue todos os ritos considerados tradicionais pelos católicos. Geralmente, há apenas um casal de padrinhos e os pais não ficam no altar.
No protestantismo o pastor, celebrante do casamento, costumeiramente tem uma conversa com os noivos para decidirem, juntos, as características da celebração, que passa assim a ter um pouco mais da personalidade do casal.
Na cerimônia, os noivos prestam homenagens um ao outro, seja por meio da leitura de seus votos de casamento ou com uma canção. Por fim, uma oração é feita para que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre a vida dessa nova família.
Casamento Budista
Religião mais praticada na Ásia, o budismo também trata o casamento como um sacramento. No Brasil, suas tradições se misturam com os costumes ocidentais, mas sem perder a sua essência. A cerimônia, ministrada pelo abade ou oficiante, acontece no templo e abrange alguns rituais bem diferentes daqueles que conhecemos tradicionalmente.
Primeiro, os noivos entram juntos e caminham até o altar, onde fica a imagem de Buda, candelabros vazios, flores sem espinhos e uma vela vermelha. Ao contrário da igreja católica, o noivo se posiciona à esquerda e a noiva à direita. Os padrinhos entram na sequência e ficam ao lado ou atrás dos noivos.
Na cerimônia, a noiva oferece flores a seu futuro marido, enquanto ele acende a vela, que são símbolos que evocam Buda e seus ancestrais para conceder bênçãos ao casal. Em seguida, padrinhos e convidados juntam as mãos ao toque de um sino para ouvir a leitura do sutra, que são poemas que falam sobre a passagem de Buda no mundo.
Um dos rituais mais simbólicos da celebração budista é o San-San-Kudo, em que uma bebida é servida aos noivos pelo celebrante em 3 xícaras que representam as joias do budismo:
- Buda: desperto;
- Dharma: o caminho do amor e do entendimento;
- Sangha: a comunidade e sua harmonia.
Na sequência, ocorre a leitura dos votos, assinatura do livro oficial, bênção e troca de alianças. Por fim, o celebrante coloca a mão esquerda dos noivos em um rosário com 108 contas, que representam portais para a iluminação. Todos fazem um minuto de silêncio, mentalizando felicidade aos recém-casados.
Casamento Indiano
O casamento indiano, que segue os preceitos da religião hinduísta, é, aos nossos olhos ocidentais, um dos ritos de casamento mais diferentes em relação à nossa cultura ocidental. Já no começo, em vez de fazer a entrada, o noivo fica na porta, recepcionando e cumprimentando todos os convidados e recebendo mantras da futura sogra.
Na sequência, ele se dirige até o altar, onde recebe presentes do pai da noiva, que são símbolos de bênçãos para a união. A entrada da noiva segue da maneira como conhecemos aqui no ocidente, de forma que ela é levada por seu pai até o altar, ao lado do seu noivo.
Nesse momento, o fogo sagrado é aceso para que boas energias guiem e iluminem a cerimônia. O casal permanece em pé, ao lado da chama, para ser purificado.
No casamento hindu, não há beijo. Em vez disso, o noivo levanta a mão de sua esposa, que é um sinal de que ela está de acordo com a união. Assim, com o casamento aceito, o casal se coloca em pé de frente para o fogo para oficializá-lo e recebem as bênçãos de um ancião.
Outros rituais incluem o recebimento de arroz cozido nas mãos dos noivos, o que é um símbolo de purificação, a mãe da noiva pisa na pedra sagrada para celebrar a união e o casal pode dar sete voltas ao redor do fogo sagrado.
E caso você siga a cerimônia hindu à risca, as alianças podem ser deixadas de lado. Afinal, no casamento indiano, em vez e colocar um anel no dedo dos noivos, ocorre a troca de alguns presentes. Segundo a tradição, o noivo deve entregar o seu cachecol e a noiva, o seu vestido.
Ao fogo, o marido deve oferecer seus sentimentos ou algum tipo de alimento, que é uma forma de garantir que o casamento será abençoado e auspicioso.
Rituais para o seu casamento
Ao longo desse texto, você conheceu alguns, dentre os diversos ritos de casamento ao redor do mundo. Cada uma delas com suas cerimônias e tradições de acordo com os costumes das respectivas religiões. No entanto, nada impede você de criar algo único, incorporando diferentes elementos afim de que eles representem a verdade de cada casal, sua essência. Muito mais do que aquilo que o casal deseja transmitir aos seus convidados, é sobre a maneira com que desejamos nos sentir, vivenciar a experiência da cerimônia.
No nosso jeito de pensar aqui na Rito, ter ou não alguma simbologia é uma questão que deve ser pensada a partir dessas verdades. No lugar de “abrir um catálogo” de rituais, a gente acredita em primeiro aprofundar nos temas que fazem parte da vida de cada casal e só então (e se for o caso) sugerir alguma simbologia que combine com aquela união. Isso torna tudo tão mais pessoal, mais fundo e mais bonito!
Existem muitas opções interessantes e ritos de casamento para se inspirar e dar aquele toque especial no seu. Hoje você conheceu apenas uma pequena amostra dentre tantos outros tipos! Estudar diferentes ritos de casamento, das mais variadas culturas, sempre ajuda a ampliar o repertório e nos tornar cada vez mais inspirados!
Depois, é só definir o que mais combina com a sua história e identidade — não apenas o que é mais bonito, mas principalmente aquele que tem tudo a ver com vocês são, com os seus valores. Fazendo a escolha certa, sua cerimônia tem tudo para ficar marcada nas mais queridas memórias de todos.
Isso tudo faz sentido pra você? Para conhecer ainda mais ritos de casamento de casamento é só assinar a newsletter. Prometemos nunca mandar spam e sim muito amor e conhecimento diretamente na sua caixa de entrada.
Fique bem e até breve!
Amor, M. ritos de casamento ritos de casamento