Destination Wedding
Para quem está com dúvidas sobre fazer ou não um destination wedding, hoje vamos conversar um pouco mais sobre este tipo de cerimônia.
Realizada durante uma viagem com seus familiares e amigos, faz muito sucesso entre os casais que desejam celebrar a união de forma diferente do usual.
O que é um destination wedding?
Destination Wedding, ou casamento no destino, é como se chama a celebração realizada em uma cidade, um estado ou até mesmo e um país distante de onde os noivos vivem.
Com essa ideia original, o número de noivos que optam por esse tipo de casamento (especialmente aqueles que querem fugir do tradicional) vem crescendo ano após ano. Segundo organizadores do evento Casar & Viajar, que reúne agências expositoras no ramo, a procura por esse tipo de casamento cresce de 20 a 30% ao ano. Naturalmente, essa é uma oportunidade ímpar para se fazer uma viagem de sonho ao lado das pessoas que você mais ama e, assim, tornar o seu casamento ainda mais marcante para todos.
QUANDO OPTAR POR ESTE TIPO DE CERIMÔNIA?
Está em dúvida se faz um destination wedding ou não? Espero hoje te ajudar com algumas informações que você pode levar em consideração para fazer essa escolha!
A primeira coisa que você precisa saber, claro, é que esse tipo de casamento combina com qualquer casal que deseje celebrar sua união em um cenário diverso.
Além disso, a escolha do local pode ainda ser fonte de inspiração e de significados! Ao escolher o destino, é possível optar por aquele destino que sempre foi um sonho conhecer, ou então aquele lugar onde ocorreu o pedido de casamento ou até quem sabe onde o casal se conheceu, ou mesmo onde foi o primeiro beijo…
COMO PREPARAR UM DESTINATION WEDDING?
Ao planejar um destination wedding, o ideal é levar alguns pontos importantes em consideração:
Estilo de vida do casal
No caso de dúvidas sobre o destino, sugiro que pensem, antes de tudo, nas coisas que mais amam fazer e procurem combinar o destino com quem vocês realmente são! Por exemplo: se vocês amam tirar férias na praia, optar por um casamento à beira mar pode ser uma boa ideia. Agora, se vocês são apreciadores de bons vinhos, casar em uma vinícola pode ser uma opção interessante (mesmo que nunca tenham feito uma enotrip!).
Afinal, sempre é possível relacionar os elementos de um casamento com o estilo de vida do casal para que tudo tenha a cara dos noivos. Então, analise bem o que vocês dois gostam: esse é o segredo para escolher o lugar certo.
Viagem dos convidados
Caso você tenha receio com relação ao destino de casamento por pensar que seus amigos não topariam a ideia, temos ótimas notícias.
Os convidados costumam adorar esse tipo de celebração, visto que essa é uma oportunidade de passarem mais tempo juntos e fazerem aquela viagem em grupo que normalmente é difícil de fazer acontecer. Claro, haverá menos convidados do que numa festa no Brasil, mas aqueles que vão costumam considerar a viagem como um benefício extra.
Além disso, vocês podem aproveitar o tempo em passeios, festas e, ainda, nas refeições, como café da manhã, em clima de casamento, o que significa que esse momento vai durar muito mais que um dia. Acredite, isso contribui e muito para o clima e a experiência da cerimônia, com todos vibrando juntos!
Quanto custa um destination wedding?
Claro que essa é uma questão muito particular em que há muitas variáveis. A dica é sempre comparar com o que seria gasto se o casamento fosse no Brasil, por exemplo. Isso, claro, sem esquecer que normalmente um casamento de destino reúne uma quantidade menor de convidados, seguindo a tendência (já consolidada também no Brasil) de casamentos mais intimistas.
Segundo agências especializadas em destination wedding, casar em Cancún ou Punta Cana sai mais em conta. O motivo, claro, é a estrutura hoteleira já preparada para isso. Nesse cenário, um casamento no Caribe oferece pacotes fechados, com cerimônias saindo a partir de 300 dólares para 40 pessoas. A festa pode ser contratada à parte.
Já para casar em uma vinícola em Portugal, onde não há pacotes, os gastos são maiores e começam em torno dos 30 mil euros.
Quanto à viagem dos convidados, fica a critério do casal definir se pagarão uma parte ou se será inteiramente por adesão (o que é mais comum). Em qualquer caso, é preciso começar a planejar com bastante antecedência para que todos possam se programar financeiramente.
Além disso, se o casal conversar com a agência de viagens, é possível montar pacotes com preços promocionais para grupos. Facilitar para seus convidados é o que há de mais gentil!
Você pode até criar um aba no site do seu casamento com opções mais econômicas para facilitar a vida dos seus convidados — afinal, sempre é possível encontrar alternativas que caibam em todos os bolsos!
Organização da cerimônia
Uma vez decidido que este será o formato do casamento, é preciso planejar e se organizar. Diversas empresas oferecem assessoria para esse tipo de evento, algumas delas são especialistas em determinados destinos enquanto outras atuam de forma mais global.
No entanto, uma das maiores preocupações dos noivos em um destino de casamento envolve a busca pelo celebrante de casamento.
Quando a cerimônia é realizada em outro país, pode ser difícil encontrar alguém que fale português fluentemente, ou mesmo que realmente crie uma cerimônia sob medida para o casal, né?
Casamento celebrado por amigos
Por isso, muitos casais em Destination Wedding optam por eleger um padrinho que aceite a missão de celebrar o casamento. Um casamento celebrado por amigos é uma ideia incrível e pode tornar o momento ainda mais intimista e cheio de significado.
Porém, é muito importante ter em mente que conduzir uma cerimônia é uma responsabilidade enorme, que vai muito além de simplesmente fazer um discurso. Sua pessoa querida se sentirá honrada, claro, mas ao mesmo tempo… completamente perdida e insegura! O que fazer?
Por isso, a gente pensou num caminho muito especial para quem toma essa decisão, seja por causa dos custos ou mesmo por fatores afetivos. Assim, caso você prefira que alguém mais próximo seja o seu celebrante de casamento, aqui na Rito a gente ensina como celebrar casamento!
Damos todo o suporte ao familiar, padrinho ou amigo escolhido para desempenhar essa missão tão linda com toda a tranquilidade e segurança. Montamos o roteiro conforme o desejo do casal, ajudamos a escrever, damos dicas preciosas e ainda enviamos uma caixinha linda com todo o material que ele vai precisar!
O destination wedding tem tudo para tornar o seu casamento um momento mágico, único e de muita interação com a família e amigos. Por isso, se você deseja combinar uma viagem com uma cerimônia inesquecível, não deixe de cogitar essa possibilidade!
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores posts sobre o universo de casamentos.
Amor, Marcinha