7 dicas para escrever melhor
Escrever os votos de casamento, um discurso ou mesmo o texto da celebração pode ficar mais fácil se você começar o processo seguindo essas dicas fundamentais!
COMO SE ORGANIZAR PARA ESCREVER EM CASAMENTO
Amores, oi, tudo bem?
O post de hoje foi pensado pra ajudar quem precisa de dicas para escrever. Seja para um casamento, seja profissionalmente ou em qualquer outro projeto criativo. As dicas que eu trouxe vão ser muito úteis tanto se você escreve profissionalmente ou mesmo se o texto a ser escrito é um projeto temporário – como é o caso dos discursos ou dos votos de casamento.
COMO ESCREVER MELHOR
Eu acredito que antes de se fazer qualquer tipo de técnica de escrita em si, qualquer pessoa que se vê diante de um projeto criativo, precisa primeiro criar as condições favoráveis para que alguma técnica funcione.
Antes de se fazer exercícios de escrita, eu acho importante organizar alguns hábitos que ajudem a despertar a criatividade, porque é só então que qualquer técnica vai se tornar capaz de gerar resultados. Por isso, essas nem são dicas só para escritores, são dicas pra uma vida mais criativa.
1. respeite seu espaço mental
Recentemente uma ideia interessante se tornou bastante popular na internet dizendo que “somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos”. Você já ouviu isso em algum lugar? Essa ideia originalmente foi escrita por Jim Rohn. Pois bem, por essa mesma lógica, a sua frequência mental: onde as suas ideias e a sua criatividade vivem, também será a média de tudo o que a sua mente tiver acesso.
Isso quer dizer que o que te consome também está consumindo, e me refiro a tudo o que você tem visto na internet. Hoje, na maneira com que a informação circula pelo mundo, as nossas escolhas de quais perfis seguir nas redes sociais tem uma implicação direta na qualidade dos nossos pensamentos, sabia? Por isso, é muito importante a gente se livrar de todas as interferências que só fazem barulho, tudo aquilo que não estiver acrescentando de verdade.
Creators que já não te inspiram mais, conhecidos que só postam coisas amargas, grupos de whatsapp que a gente nem dá conta de acompanhar de tanta bobagem compartilhada… Muitas vezes, a gente nem percebe mas tudo isso vai ocupando espaço mental e fazendo conexões de ideias que não acrescentam, não vão se transformar em nada minimamente interessante.
Respeite seu espaço mental. É dali que as suas melhores ideias vão sair!
2. quem decide a hora que seu telefone receberá atenção é você. nunca o contrário!
No mesmo sentido da dica anterior, desligue todas, todas, todas as notificações do seu celular!
Primeiro, porque você não precisa delas – a sua mente já está acostumada a consultar a tela do celular a cada X minutos, e a notificação é um dos nossos maiores ladrões de tempo, sim, mas principalmente de atenção. Isso mesmo: as notificações do celular roubam o seu tempo e a sua atenção.
Pessoalmente, o meu celular está em modo silencioso desde o dia em que o comprei. O único som com que eu gastei tempo escolhendo foi o do alarme do despertador (som de passarinhos, amores!) porque simplesmente não existe uma necessidade real de o telefone ficar me chamando o tempo todo. Na verdade, daqui a pouquinho eu vou olhar de qualquer jeito, né? Então, é preciso definir: quem decide a hora em que o celular vai receber a sua atenção é você, e não o contrário.
3. Escolha sua maneira favorita de fazer registros "repentinos"
A vida de escritora me ensinou que potência não é nada sem controle. Se a gente tem uma imaginação potente mas não tem um método, todo esse potencial criativo se perde no ar. Quantas vezes você já teve algum insight mas depois esqueceu dele? Pois é, amores. Eu sei.
Mais que apenas anotar, senti que era preciso criar um espaço definido para registrar as notas mentais por tema, ou mesmo por projeto. Por exemplo: o discurso de casamento, o texto da celebração, os votos de casamento (ou qualquer que seja o texto em que você precisa trabalhar): cada um tem sua pastinha.
Você pode ter um caderninho sempre à mão, ou fazer uma organização em pastas no bloco de notas do celular, ou até alguma coisa mais estruturada como eu faço. Na verdade, ao iniciar tanto faz. Isso porque o importante aqui é a combinação de criar o hábito com se ater a um único método pra registrar todas as ideias que surgem de repente. Principalmente, naqueles momentos em que a gente não tá sentado na frente do computador esperando essas ideias criativas aparecerem!
E isso nos leva à próxima dica:
4. TRELLO, UMA FERRAMENTA QUE APRENDI A AMAR!
Para conseguir executar a dica anterior, eu escolhi usar uma ferramenta chamada Trello, onde eu montei um sistema de organização de insights por tema que me ajuda muito! Como esse é um aplicativo que sincroniza celular e desktop, as minhas ideias ficam sempre minimamente organizadas e salvas na nuvem para quando eu realmente estiver disponível pra trabalhar nelas. Eu amo!
5. ditado do teclado, um recurso muito útil!
Nem sempre que vou fazer uma anotação no Trello eu estou de fato em frente ao computador, pronta para digitar. Às vezes, a ideia surge em um momento que não posso parar! E aí, para fazer os registros na ferramenta, eu uso um recurso nativo do meu celular que eu amo e recomendo: o ditado do teclado.
Como nessa hora eu não tenho nenhum compromisso com já anotar tudo bonitinho, e eu prefiro só verbalizar as inspirações de maneira mais caótica e mais rápida pra não perder nenhum insight.
Assim, esse recurso me ajuda muito a fazer essas anotações mesmo quando eu estou andando na rua, parada no farol, fazendo exercício… Enfim: sempre que a única coisa que eu tenho à mão é o meu celular e a minha voz!
6. descubra qual é o seu horário de criatividade
Há quem prefira entrar madrugada adentro para escrever melhor, mas pessoalmente eu prefiro dormir cedo e acordar às cinco da manhã. Sim, eu entrei para o 5am club!
Foi ao acaso que descobri que esse horário funciona pra minha vida. Durante um projeto muito intenso em que eu precisei escrever muito mais do que o habitual e sem querer eu comecei a acordar espontaneamente no fim da madrugada (insônia, mesmo!) por que estava passando por um período mais acelerado!
E foi então que eu me apaixonei pelo silêncio, pela sensação de que ainda não tem nada acontecendo, a mente descansada e ainda sem o turbilhão de informações do dia… Assim, esse acabou se tornando o meu horário favorito pra desempenhar não só em texto, mas em qualquer projeto que demande da minha criatividade e da minha concentração.
Eu não sei se esse é o melhor horário pra você também, mas eu recomendo que você experimente diferentes horários, procure criar oportunidades em momentos diferentes do dia e sentir quando que você se sente melhor pra escrever.
7. Tenha hobbies ou distrações que exercitem a mente ativamente
Sabe aquela fugidinha que a gente dá da tela do computador cada vez que começa a se sentir entediado? Normalmente a gente se pega no celular, né? Meia hora depois, lá estamos ainda no Instagram, no YouTube, na Netflix… e vem aquela sensação de nossa, perdi tempo, não fiz nada!
Isso acontece porque as telas são, em geral, distração passiva. Isso quer dizer que a nossa mente fica quase em stand by, só recebendo estímulos passivamente, meio inerte.
E a verdade é que isso não nos ajuda em nada quando a gente volta ao trabalho! Mas sabe o que ajuda? Distrações ativas, que são aquelas em que embora você esteja fazendo alguma coisa que não é o seu trabalho, a sua mente está empenhada em agir, em fazer alguma coisa.
Pode ser um quebra-cabeças, ou o conserto daquela gaveta que precisava de um parafuso, por exemplo. Pessoalmente, eu faço alguma receita saudável, qualquer comidinha que me traga felicidade verdadeira e que seja relativamente rápida, meia horinha, o tempo de eu sair da sinuca criativa e voltar com a mente arejada, mas ativa e com a sensação gostosa de que fez alguma coisa útil.
Acredite: manter esse ritmo é meio caminho andado pra gente conseguir escrever quando volta para a frente do computador!
AGORA SIM, TUDO ORGANIZADO PARA COMEÇAR!
Uma vez que isso tudo esteja organizado, só então é hora de aplicar técnicas em si e começar a caminhar na direção de uma escrita cada vez mais verdadeira e mais consistente.
Mas isso é assunto pra um próximo post… inscreva-se na nossa newsletter para não perder nenhuma dica e aproveita para conta aqui nos comentários o que você achou das dicas de hoje?
Espero que elas tenham te ajudado a se motivar a criar uma rotina com mais foco na sua energia criativa.
Fica bem e até breve!
Amor, M.