CERIMÔNIAS DIFERENTES DO TRADICIONAL: A CRIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PESSOAL
Procurar por uma cerimônia diferente apenas por saber que não deseja uma cerimônia tradicional é mais comum do que se imagina, mas existem outros aspectos que são bem importantes de se levar em consideração.
Para cumprir seu papel de rito de passagem, a cerimônia de casamento precisa tocar o coração de todas as pessoas que fazem parte dela – noivos, padrinhos, convidados e, porque não, também os demais fornecedores do casamento que a assistem – mas para que isso aconteça há dois elementos que devem se fazer presentes sempre: verdade e amor.
Nossas verdades e nossos amores nos habitam sempre de uma maneira muito pessoal e, portanto, cabe a cada um de nós saber onde essas belezas estão abrigadas em nossas vidas: talvez em uma igreja ou templo, talvez no que diz a lei dos homens ou, ainda, talvez haja um caminho inteiramente novo que precisa ser percorrido à sua própria maneira.
Cada um de nós precisa descobrir onde sua subjetividade repousa. Às vezes, a maneira como as coisas estão postas desde sempre pode sim nos encher de segurança e conforto; em outras, sair do status quo pode ganhar sentido de missão de vida.
Particularmente, gosto de abordar a criação destas cerimônias diferentes acolhendo qualquer que seja o seu cenário cultural, afetivo, familiar ou religioso e, então, empregar esses valores na criação de uma experiência muito pessoal em uma cerimônia de casamento diferente do tradicional, é verdade, mas de maneira leve, elegante e bem escrita para que de fato represente toda a sua riqueza interior através do repertório cultural e simbólico de cada casal.
De todo o meu coração, afirmo que aqui na Rito a gente acredita na pessoalidade da experiência. Se o seu celebrante de casamento deve ser um padre, um juiz de paz, um amigo querido ou a Rito Cerimônias, só o seu coração pode afirmar. É uma decisão tão pessoal que só pode ser tomada através da maneira com que você se sente, porque, embora a cerimônia de casamento aconteça assim, na frente de todo mundo que você gosta, a verdade é que o que se passa ali diante do altar é um momento muito íntimo, e assim a pessoa que conduz essa passagem precisa ser alguém com quem vocês se sintam absolutamente confortáveis.
Sentimos que a gente não “concorre” com nenhum tipo de religião ou instituição, uma vez que essa é uma escolha que precisa ser feita a partir da sua verdade, e nós acreditamos que se no seu coração você sente que um pastor é a melhor pessoa para conduzir sua cerimônia, escute essa intuição! Mas, se você achar que nós somos o que você procura, entre em contato e vem aqui tomar um chá e conversarmos sobre o seu casamento!