Cerimônia de Casamento emocionante
Preparar uma cerimônia de casamento emocionante é um momento delicioso para o casal, mas também cheio de desafios. Mesmo com o apoio de um assessor ou cerimonialista (que são os profissionais que organizam a cerimônia e a festa), em algum momento quase todo mundo recorre à internet para ter certeza de que nenhum detalhe foi esquecido, além de buscar novas ideias que emocionem os convidados e façam com que essa ocasião permaneça marcada nas memórias de todos.
Na nossa maneira de entender, um bom planejamento vai bem além de garantir que tudo esteja impecável porque a gente acredita, antes de tudo, que a organização de uma cerimônia precisa ser feita levando em consideração, também, a maneira com que todos – noivos e convidados – vão se sentir durante essa experiência. Para além do que será dito pelo celebrante (seja ele um padre, um juiz ou celebrante como a gente aqui na Rito) é também através de alguns detalhes que a gente procura garantir que todos se sentirão acolhidos.
A intenção deste conteúdo é abordar algumas dúvidas frequentes e, ao mesmo tempo, contribuir com o nosso olhar sobre a etapa dos preparativos.
Cuide dos sentimentos e emoções
Uma cerimônia emocionante é construída por vários elementos, incluindo o estado emocional dos noivos – e a gente acredita, aqui na Rito, que faz parte do nosso papel como celebrantes de casamento ajudar os noivos a compreenderem a importância disso ao longo de todo o processo, oferecendo muitas dicas de como contornar quaisquer tensões.
Sabemos que pode ser difícil segurar a ansiedade nesse momento e que bate um medo de que tudo realmente vai dar certo e sair como foi planejado – e acreditamos de coração que essa é uma das coisas mais importantes de se ter em mente durante os preparativos. E por incrível que pareça, esse mesmo pensamento pode fazer parte da maneira com que se planeja receber os convidados durante essa experiência tão gostosa e, ao mesmo tempo, tão intensa.
Ame seu plano B
Esse assunto é quase um tabu entre muitas noivas, mas de verdade: a gente precisa falar honestamente sobre plano B. A gente sabe que ninguém cria uma festa de casamento pensando que os planos não vão acontecer dentro do esperando, e por isso mesmo o Plano B acaba não recebendo a atenção que deveria, o que gera ainda mais frustração diante de uma indesejada chuva em um casamento ao ar livre, por exemplo.
Imprevistos acontecem, e é maravilhoso ter um Plano B de que a gente realmente goste já estruturado para essas eventualidades. Não descanse até ter certeza de que você ama seu Plano B – e o segredo para isso é saber quais são as coisas de que a gente não abre mão por nada nesse mundo e trabalhar para viabilizá-las mesmo que alguma contingência se faça necessária.
Tudo pode se tornar possível, desde que a gente pare um minutinho para ter clareza a respeito de quais são as coisas que consideramos mais importantes para, então, também entendermos quais são as coisas que a gente topa abrir mão caso seja necessário.
Saber disso logo no começo do planejamento faz toda a diferença no decorrer dos preparativos, viu? Confia na gente, vai ser mais tranquilo assim : )
Qual o melhor horário para casar? Como escolher o local?
Quando você pensa no seu casamento, é uma festa diurna ou noturna? Ao ar livre ou em um lugar fechado, com ar condicionado? Todo o planejamento depende dessas duas escolhas iniciais.
Embora a maior parte das cerimônias de casamento aconteça em lugares fechados e à noite, isso não quer dizer que seu casamento precise ser assim também. Pelo contrário: hoje há cada vez mais lugares diferentes para casar além dos tradicionais salões e que atendem tanto quem deseja uma cerimônia ao por do sol na praia quanto quem sonha com uma manhã ensolarada em um brunch repleto de verde, plantas e flores que podem render cenas dignas de um filme francês.
Para quem não abre mão de fotografias com luz natural, é preciso checar o horário em que o sol se põe e calcular bem com quantas horas de antecedência a esse momento deverá ser escolhido o horário do convite. Dica: procure agendar seu casamento ao menos 30 min antes do horário que você considera ideal. Assim, você vai evitar que qualquer imprevisto gere um stress desnecessário porque a luz está acabando e não deu tempo de fazer todas as fotos, sabe? Imprevistos acontecem, e se a gente se antecipa a eles tudo flui com mais tranquilidade.
Além de alguns espaços de eventos no litoral, aqui no estado de São Paulo há cada vez mais antigas fazendas de café que tem se transformado em espaços de evento com toda a infra-estrutura necessária. Há, ainda, museus, teatros e outros locais inusitados que alugam seus espaços para que as pessoas realizem seus casamentos, mas nesses casos é preciso sempre entender se a estrutura disponível atende a um evento maior (cozinha industrial e quantidade de banheiros são sempre algumas das primeiras questões a serem levantadas com seu assessor ou cerimonialista).
Qual é o melhor mês para casar?
Agora que você já pensou um pouco melhor na hora e no local, é preciso considerar a melhor época do ano para o modelo de cerimônia escolhido.
A gente acredita que, nesse aspecto, o importante é estar conectada com suas prioridades e encarar de frente que toda escolha pode trazer consigo alguma eventualidade e que bom mesmo é preparar tudo para estar à frente dessas contingências.
Se você ama alguma estação do ano em especial e faz questão de casar nesse período, a gente acredita que em vez de abrir mão do que você mais deseja o importante é simplesmente se antecipar, começando por acompanhar o histórico do local em relação ao tempo na época escolhida para poder se prevenir de maneira certeira. Isso dá um pouco de trabalho, é verdade, mas traz uma paz tão grande, no dia!
Quer casar na praia, na hora do almoço, em janeiro? Providencie sombra para os convidados, leques, drinks geladinhos e sorvetes durante toda a cerimônia. Esses cuidados, somados a um dress code mais leve, certamente farão com que todos aproveitem a viagem e a paisagem sem se distraírem do que mais importa.
Ah, não se esqueça também de que chuva ou até mesmo pernilongos também são coisas que fazem parte dos dias mais quentes. No entanto, não é nada que não possa ser contornado com uma tenda, alguns guarda-chuvas e muitos vidrinhos de repelente!
Agora, se é o contrário que lhe encanta – digamos um casamento ao ar livre na serra em pleno inverno – que tal disponibilizar elementos que promovam aconchego durante toda a cerimônia, como, como aquecedores, mantinhas e até mesmo chazinhos para aquecer o corpo e o coração dos convidados?
Repare que, no fim, tudo se resume a cuidar dos convidados com carinho, não importa quais sejam as suas escolhas do coração. Quem se sente acolhido tende a se sentir mais conectado com cada palavra que será dita na cerimônia e, assim, as chances de que todos se emocionem de verdade serão ainda maiores!
a cerimônia de casamento ser emocionante
é algo que depende, também, de quem a celebrará
Aqui na Rito, a Marcinha sempre diz que seja qual for a pessoa escolhida para celebrar o casamento — padre, rabino, pastor ou um celebrante social — é muito importante que a escolha seja feita com carinho.
A escolha adequada pode se tornar capaz de tocar fundo as emoções não só dos noivos, mas também dos convidados, seja em uma Catedral ou em uma fazenda interiorana, seja através das palavras de uma autoridade religiosa ou de alguém que se dedicou a estudar os valores mais profundos e verdadeiros daquele casal.
Nesse contexto, dá para escolher um profissional já habilitado e acostumado com esses eventos ou até mesmo uma pessoa próxima ao casal, como um amigo ou familiar. Inclusive, aqui na Rito a gente tem um projeto chamado Mais Amor – Celebração DIY em que a gente prepara essas pessoas para assumir esse papel tão especial.
Seja quem for, o celebrante tem o poder de realizar uma cerimônia bem colocada, se comunicando com desenvoltura e despertando os sentimentos mais queridos em todos os presentes. Não esqueça de pensar nisso na hora que estiver planejando a cerimônia de casamento.
Gostou do nosso texto? Esperamos que nossas informações tenham deixado você mais tranquila e sirvam como um bom direcionamento para que você organize uma cerimônia de casamento marcante, emocionante, repleta de sensibilidade e que tenha tudo a ver com a personalidade do casal.
No seu ciclo de amigos existem outros casais que estão começando a planejar o casamento? Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais e marcar as amigas, mãe, sogra, cunhadas e madrinhas. É sempre bom ter com quem compartilhar esses momentos.
Com carinho,
Equipe Rito Cerimônias