Já ouviu falar da cultura do casamento nórdico? Entenda mais!
O casamento nórdico é inspirado na cultura formada pelos países da Escandinávia (Suécia, Dinamarca e Noruega). No entanto, de modo mais amplo, “nórdico” é um termos que também abrange a Islândia, Finlândia e Ilhas Feroe. Os povos celtas e os vikings, além da religião wicca são todos oriundos dessas regiões.
Com o sucesso de séries contemporâneas que misturam traços da cultura nórdica como Vikings, Game of Thrones e The Last Kingdon, muitas pessoas se apaixonaram recentemente por suas lendas e símbolos, e não raro escutamos histórias de quem usou essas referências em suas cerimônias de casamento.
Por isso, a gente resolveu ir além da cultura pop e te contar um pouquinho mais sobre os traços culturais desse tipo de casamento.
Como é um Casamento Nórdico? Entenda como eram realizados os casamentos nessas culturas
A mitologia nórdica é muito antiga, veio muito antes do cristianismo tomar conta do mundo. Ela se baseia na adoração de diversos deuses (como Odin, Thor e Freya) e envolve diversas lendas, histórias e crenças em torno dessas divindades.
No entanto, apesar de ser tão antiga, há alguns elementos que ainda trazemos às celebrações atuais, por exemplo:
- penteados da noiva com tranças embutidas e flores;
- cerimônia realizada em ambiente aberto;
- decoração rústica;
- comida considerada especial era servida;
- o bolo era uma das principais atrações da festa;
- havia troca de alianças
- vestido de noiva longo, até os pés;
Com relação ao vestido, um ponto de diferença é que ele não precisava ser necessariamente branco.
Era comum os convidados ficarem em círculo em torno do casal e o casamento era realizado contendo os símbolos que representassem os quatro elementos da natureza. Além disso, os noivos deveriam estar descalços durante a cerimônia e a troca de alianças é realizada após um ritual com laços conhecido hoje como handfasting.
Inspire-se em alguns elementos do casamento nórdico para realizar a sua celebração
A cultura medieval está cada vez mais presente nos casamentos no Brasil. São diversos os casais que escolhem realizar um casamento celta, utilizando elementos de rituais antigos para criar celebrações personalizadas e únicas.
Essa ideologia é ótima para se inspirar em alguns elementos e utilizá-los em cerimônias interculturais. Por isso, muitos celebrantes ritualistas criam uma celebração “temática” (baseada na cultura nórdica).
Por exemplo, o casal Elisabeth Dalseth e Rune Dalseth se casaram às margens de um lago norueguês com uma cerimônia realizada por um sacerdote pagão.
A noiva chegou em um barco e toda a decoração era temática (incluindo a roupa dos convidados). Além disso, teve até um momento mais dramático, quando aconteceu o ritual de “blot” (caldeirão com sangue de porco que é regado sobre as figuras que representam os deuses e depois passados na testa).
A cerimônia contou com 130 convidados que aproveitaram a noite toda com um banquete que incluiu carne de porco, cerveja, muita música e dança nórdica. Fico aqui me perguntando como será que foram os votos de casamento!
O casamento nórdico serve de inspiração para quem gosta de celebrações bem diferentes da nossa própria cultura. Ainda assim, mesmo que o casamento não seja temático, é possível se inspirar em alguns aprendizados para aprofundar o conteúdo do texto do celebrante e pensar em elementos criativos para a cerimônia.
Você gostou de aprender mais sobre o casamento nórdico? Então, aproveite para seguir a Rito nas redes sociais e acompanhar todas as nossas conversas essenciais! Vamos lá? Estamos presentes no Facebook, Instagram e YouTube!