tradições de casamento

something old, something new

Diz a antiga tradição britânica que, no dia do casamento, a noiva deve usar something old, something new, something borrowed and something blue, que em português significa algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul.

Embora nenhum autor saiba precisar a origem desse costume, o que se sabe é que em 1871 ele já era muito difundido na Inglaterra. Nesse ano, uma revista chamada The St. James’s Magazine publicou a reportagem “Marriage Superstitions and the Miseries of a Bride Elect”, que afirmava se tratar de “costume antigo” as noivas usarem acessórios e peças de vestuário com essas características. A versão é confirmada em um livro de 1898, escrito por Joseph Jacobs, Alfred Trübner Nutt e Arthur Robinson Wright intitulado “Folklore Society of Great Britain”, que se refere a essa tradição como parte do folclore britânico. 

O mais curioso é que em ambas as publicações a rima something old, something new, something borrowed, something blue vem acompanhada de mais um verso: and a silver sixpence in her shoe - ou seja, uma moeda de sixpence no sapato. Isso mesmo!

Essa moeda foi produzida na Inglaterra entre 1551 e 1967 e há duas explicações para que essa parte do poema fosse a menos comum nos casamentos de hoje em dia: uma é a de que a Inglaterra era o único país que adotava o pence como moeda, e portanto essa frase só fazia sentido por lá; a outra é que quando a moeda parou de circular, até mesmo as noivas britânicas precisaram repensar esse costume. Ainda assim, embora o sixpence original já não circule mais, há quem tenha dado uma repaginada nessa tradição, como nessa campanha de Bridal Shoes da Charlotte Mills:

Mas afinal, o que cada uma dessas coisas significa? Segundo Nina Callaway, uma das autoras do site norte-americano weddings.about.com, o velho representa os laços familiares – por isso, é comum a noiva usar acessórios que pertenceram a sua mãe ou avó. Já o novo significa a vida nova do casal. A noiva também deve usar algo emprestado de uma pessoa feliz no casamento, porque isso atrairia felicidade semelhante.Já o azul simboliza a pureza do amor, enquanto o menos conhecido sixpence carregaria os desejos de prosperidade e fartura.

Olha a Carol usando um anel azul:

Para quem deseja rechear seu grande dia com pequenos grandes significados, essa é uma tradição muito inspiradora!

Marcinha  -  13 de outubro, 2014

você também poderá gostar:


Voltar
ao topo