love is my religion

como escrever os votos de casamento

Amar é tão transformador e particular que listar no papel as razões por que amamos pode ser uma tarefa desafiadora e tanto, mas que sem dúvida vale muito a pena!


Muitos casais tem diversas dúvidas sobre como escrever os votos de casamento, já que a leitura dos votos é um dos momentos mais aguardados da cerimônia.

Com a experiência que adquiri ao longo dos anos à frente da Rito Cerimônias, preparei algumas maneiras de fazer esse momento e costumo orientar nossos casais a escolherem o estilo que mais combina com o seu jeito de ser, seja mais tímido ou mais extrovertido.

Naturalmente, o formato mais extrovertido (em que os noivos preparam seus próprios votos para então dizê-los em voz alta na cerimônia) é o que mais desperta dúvidas. Assim, preparei algumas dicas que considero valiosas: 

  1. Seja você mesmo: se você é naturalmente mais engraçado, não há porque escrever seus votos em tom solene. Lembre-se de que você é amado justamente por ser quem é!
  2. Leve por Escrito: mesmo que você esteja acostumado a falar em público e prefira falar espontaneamente a ler, recomendamos que você escreva, imprima e tenha essa pequena "cola" consigo no dia - o casamento é um momento único, em que não podemos prever o quão emocionados estaremos. Assim, é reconfortante saber que, em caso de esquecimentos, estamos prevenidos!
  3. Timing: não se preocupe em escrever muito. Se seus votos durarem algo em torno de cinco minutos, estará na medida - imagine que isso equivale a mais ou menos 25 linhas em uma fonte equivalente à Arial 12 ou 14. Porém, isso não é uma regra: qualquer tamanho de texto com 10 linhas a uma página cheia estará excelente!
  4. Técnica para Começar: a primeira frase é sempre o mais difícil, né? Se você não sabe por onde começar, sugerimos que, como um exercício, responda a si mesmo as seguintes perguntinhas: 

Agora, basta transformar cada bloco de respostas em um parágrafo de texto! Simples, né? 

Dicas em Vídeo com Fernanda Floret - Blog Vestida de Noiva 

Espero ter ajudado! Se você precisar de mais ajuda, não hesite em me escrever!

Fique bem e até breve!

Marcinha  -  02 de maio, 2017

você também poderá gostar:


Voltar
ao topo